Olhar São Paulo

Constrastes Urbanos

Apresentação

Olhar São Paulo – Contrastes Urbanos é uma publicação da Sempla que traça um perfil do município, com foco no tema das desigualdades socioterritoriais. Mapas temáticos e gráficos, acompanhados de textos curtos e informativos, mas que buscam manter um enfoque analítico, oferecem ao leitor um material rico e variado, que, por sua estrutura enxuta, permite agilidade de consulta e apresenta uma síntese sobre a cidade.

O volume está organizado de modo a situar o município no contexto metropolitano e a compor três quadros analíticos – demográfico, econômico e social –, este último focado especialmente nos grupos populacionais mais expostos à situação de pobreza ou de vulnerabilidade social. As relações que se estabelecem entre o território, sua infra-estrutura e os temas da cidadania – violência e distribuição espacial das oportunidades econômicas – também são objeto deste trabalho, já que o modo pelo qual o espaço construído está estruturado em São Paulo tende a manter ou reforçar as situações de exclusão e de vulnerabilidade sociais vividas por expressiva parcela de seus moradores.

A gestão de um espaço urbano marcadamente fragmentado, que produz e acentua desigualdades, coloca-se hoje como o grande desafio político e administrativo ao poder público municipal. Otimizar recursos, sempre escassos, quando se tem em vista a escala urbana a que se destinam e sobre a qual se deve atuar, implica a formulação de políticas públicas ancoradas em um sólido conhecimento da realidade e fortemente direcionadas a objetivos claros e específicos.

Nesse sentido, acreditamos que esta publicação efetivamente contribui para o conhecimento das múltiplas dimensões do território, passo fundamental para embasar a ação planejada do poder público, tendo em vista corrigir ou amenizar a segregação territorial, bem como ampliar as condições de cidadania para o conjunto da população.

Manuelito Pereira Magalhães Júnior
Secretário Municipal de Planejamento