Olhar São Paulo

Constrastes Urbanos

Apresentação

O presente volume da série Olhar São Paulo – Violência e Criminalidade – apresenta análises inéditas relativas ao tema segurança pública. A relação entre o espaço urbano e o crime foi objeto de várias leituras, que destacaram a sua dinâmica intra-urbana, sempre desigual. Diferente de outras publicações recentes que divulgaram o acervo de informações desta Secretaria, as bases de dados utilizadas neste volume provêm de outras secretarias e esferas de governo. O Pro-aim – Programa de Aprimoramento de Informações sobre Mortalidade, da Secretaria Municipal de Saúde, e o Infocrim – mantido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo são exemplos importantes de construção de ferramentas informacionais poderosas, fundamento necessário para o planejamento efetivo da cidade. Sem dúvida, a crescente qualidade dos dados temcontribuído para a redução significativa dos homicídios na cidade.

A partir destes importantes bancos de dados, as análises que seguem utilizam metodologias inovadoras de tratamento dos dados estatísticos e de sua representação espacial. Neste caminho, articulam-se diferentes unidades espaciais intra-urbanas, como o distrito, o setor censitário e a informação pontual a partir da coordenada geográfica. A multiplicidade de escalas é entendida como fundamental para a compreensão deumacidade das dimensões e da complexidade de São Paulo.

Diante do expressivo desafio que constitui hoje superar o fenômeno da violência urbana, contamos coma colaboração de instituições importantes, comnotável produção sobre o tema tanto em âmbito nacional como estadual e municipal. São elas: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe; Coordenadoria de Análise e Planejamento – CAP, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo; Núcleo de Estudos da Violência – NEV, da Universidade de São Paulo; Instituto São Paulo contra a Violência; e esta própria Secretaria.

Ao apresentar esta coletânea de mapas e análises temáticas, a Secretaria de Planejamento tem por objetivo fomentar uma construção coletiva no sentido de um futuro melhor para a cidade de São Paulo.


Manuelito Pereira Magalhães Júnior
Secretário Municipal de Planejamento