Esta é uma publicação mensal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano que traz a público, pela internet, análises sintéticas sobre um leque de temas variados, de interesse para a cidade de São Paulo. São estudos elaborados sobre dados demográficos, sociais, econômicos, de uso do solo, sempre sob a ótica da dimensão territorial, ou seja, da manifestação desses temas no espaço urbano.

O desempenho do PIB Municipal de São Paulo entre 2002 e 2014

05.09.2017

Neste novo número da série Informes Urbanos o Departamento de Produção e Análise de Informação (DEINFO) analisa a evolução do Produto Interno Bruto paulistano entre 2002 e 2014 a partir da base de dados dos PIBs municipais divulgados pelo IBGE, que foram revisados de acordo com os procedimentos adotados nas Contas Nacionais e Regionais e referenciados com base em 2010.

Os dados mostram que o PIB para o município de São Paulo, definido como o valor total da produção de bens e serviços finais em determinado ano, foi estimado em mais de R$ 600 bilhões em 2014, cerca de US$ 270 bilhões daquele ano. Esse valor é superior ao de qualquer unidade da federação com exceção dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e também está bem acima de qualquer outro município brasileiro.

A posição do município pouco se altera em toda a série, mas a cidade vem perdendo alguns pontos de participação no PIB brasileiro em decorrência de uma série de fatores. Este declínio não se deu de forma linear na sequencia analisada e nos últimos anos a economia paulistana vem demonstrando sinais de resistência à crise brasileira instalada.
 

 


  • Visualizar PDF